quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ciclone do tamanho da Europa varre Saturno nos últimos cinco anos

m gigantesco ciclone do tamanho do continente europeu varre Saturno há cinco anos, o que faz desta tempestade a mais longa detectada no planeta, relataram cientistas espanhóis nesta quarta-feira.
O ciclone, cujo vórtice se estende por 4.000 quilômetros, é estudado desde 2004 por um grupo de pesquisadores espanhóis a partir de imagens vindas da sonda americana Cassini.
"De acordo com nossas observações, o ciclone é o de maior duração dos examinados nos grandes planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno", explicou a principal autora do estudo, Teresa del Rio-Gaztelurrutia.
Os ciclones, caracterizados por um vento que gira na mesma direção que o planeta, não duram tradicionalmente muito tempo, explicou a pesquisadora que dirige uma equipe da Universidade dos Países Bascos para conduzir o trabalho.
"Conhecemos ainda muito pouco sobre este gênero de estruturas", acrescentou.
O grupo de cientistas conseguiu analisar a estrutura horizontal e vertical deste fenômeno meteorológico, assim como a sua circulação e sua maneira de interagir com os ventos utilizando simulações matemáticas.
Apesar do enorme tamanho do ciclone, os pesquisadores detectaram ventos "pouco intensos". Segundo suas observações, ele se desloca a uma velocidade de 245 km/h, cercado por ventos de 72 km/h.
A Nasa revelou as imagens da sonda Cassini um ano após terem sido tiradas. Os cientistas só puderam até o momento analisar as amostras de 2009 e esperam descobrir se o ciclone gigante sobreviveu até este ano.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Eu sou apenas um "pequeno matemático" e não sou cientista, mas, isto não me impede de usar o poder do meu cérebro em cruzar informações. Sendo assim, para esse vórtice eu chamaria a atenção desses pesquisadores para procurar a "força central" que produziu e está sustentando esse ciclone.
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir