domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse lunar total acontecerá nesta terça-feira

Um eclipse total da Lua será visível na terça-feira (21) a partir das 5h41 (horário de Brasília) na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia.
Em 4/1 será a vez de um eclipse parcial do Sol.
Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora na madrugada de 20 para 21/12.
"Está perfeitamente situado para América do Norte, Groenlândia e Islândia", afirma o astrônomo americano Fred Espanak.
Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.
A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 4h33 de terça-feira. A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar, voltará a ser eclipse parcial às 8h01 e recuperará depois a plena luminosidade.
Na Europa Ocidental e ao leste do continente Sul-Americano, apenas as primeiras fases do eclipse serão visíveis antes do "crepúsculo" lunar. O Japão verá apenas as últimas etapas.
Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para estes é recomendado usar óculos especiais na observação.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4/1/2011. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Segundo o que nos informa, o blog http://projetopequenoastronomo.blogspot.com/ da minha amiga Marjory, só em 2094 é que teremos um eclipse similar a esse. Mas, como as condições climáticas por aqui, não são favoráveis para a observação, o jeito é esperar ter mais sorte em 2094. Levando em conta que eu tenho 64 anos... o que você acha? Responda sem achar graça! (?????)! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir