quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Faltam provas para indícios extraterrestres encontrados diariamente, diz meio científico

Um punhado de novas descobertas parece indicar que não estamos sozinhos e há vida em outro lugar do Universo.
Recentemente, os cientistas relataram que há três vezes mais estrelas do que se pensava antes. Outro grupo de pesquisadores descobriu uma bactéria que pode viver com arsênio --o que amplia a compreensão de como a vida prospera em ambientes considerados difíceis. Neste ano, astrônomos disseram pela primeira vez que haviam encontrado um planeta potencialmente habitável.
"A evidência está ficando cada vez mais forte", diz o diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa (agência espacial dos EUA), Carol Pilcher, que estuda as origens, a evolução e as possibilidades de vida no Universo. "Acho que todos que olham para isso vão dizer 'tem que ter vida lá fora'."
Contudo, se a maior parte dos estudos é relativamente nova, os cientistas ainda debatem sobre a solidez dessa conclusão. Outra razão para apaziguar os ânimos é que a busca por vida começa em proporções pequenas, praticamente microscópicas, e se abre para um cenário maior e mais complexo. Ou seja, os primeiros sinais de vida em outros lugares podem estar mais próximos de um singelo fungo do que propriamente de um ET.

CRENÇA CIENTÍFICA
O achado da bactéria, divulgado na semana passada, ampliou a definição do que é vida e, segundo dez cientistas entrevistados pela agência de notícias Associated Press, todos concordam que a probabilidade de vida extraterrestre é maior do que nunca.
Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto Seti, na Califórnia (EUA), comenta que, dadas as evidências, acreditar que a Terra é o único local a abrigar vida é como crer em milagres. "E astrônomos não têm a tendência de acreditar neles", diz.
Os astrônomos aceitam provas, mas não há ainda uma concreta. Não há alienígenas verdes ou mesmo uma bactéria que os cientistas possam apontar e dizer que está viva e tem origem alienígena.
De acordo com cientistas, se a vida vai ser encontrada, Marte é um candidato mais provável --exatamente em seu subsolo, onde há água. Outras possibilidades incluem a lua de Júpiter, Europa, e as luas de Saturno, Encélado e Titã.

Além de Marte (foto), cientistas acreditam que vida pode ser encontrada na lua de Júpiter e em luas de Saturno
Além de Marte (foto), cientistas acreditam que vida pode ser encontrada na lua de Júpiter e em luas de Saturno

Um comentário:

  1. Oi, Tainá!
    O cêrco está se fechando, cada vez mais, dia após dia. Certeza nós não temos, mas, depois das últimas descobertas biológicas, a vida extraterrestre microscópica, principalmente no planeta Marte já é quase certa! Aguardemos!!!!!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir