quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lua ganha tons de vermelho durante eclipse total

A Lua ganhou cores avermelhadas por causa do eclipse ocorrido na madrugada desta terça-feira. O fenômeno ganhou contorno especial por coincidir justamente com o solstício de inverno do hemisfério Norte -- a primeira vez em que a coincidência ocorre em quatro séculos.
O fenômeno seria melhor visualizado em regiões da América do Norte e Central e, em algumas áreas, durou mais de três horas. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas viram o eclipse ao redor do mundo.

Redes sociais na internet serviram para postagem de comentários de observadores, que variaram entre surpresos ou desapontados -- em Estados norte-americanos ao sul, as nuvens dificultaram a visão.
Os eclipses lunares sempre estiveram associados a superstições e sinais de mau agouro.
A derrota do rei persa Dario 3º por Alexandre, o Grande, na batalha de Gaugamela, teria sido validada por profetas quando a Lua ficou da cor vermelho-sangue momentos antes do combate.
Outras histórias dizem que um eclipse salvou a vida de Cristóvão Colombo e sua tripulação quando se encontravam detidos em um ponto da costa jamaicana.
Segundo a lenda, Colombo teria consultado um almanaque compilado por um matemático alemão, que indicava a ocorrência de um eclipse total da Lua na época.
Colombo então teria chamado os líderes nativos, pedindo sua ajuda, caso contrário faria desaparecer a Lua na noite seguinte. O alerta, claro, se tornou realidade. E ele pôde voltar ao mar com os suprimentos de que precisava.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Essa história da esperteza de Cristóvão Colombo, pelo visto, foi verdade. Queria ver nos dias de hoje, se ele conseguiria realizar o mesmo feito, pois, já não se faz índios como antigamente! Esses de agora, andam de moto ou de carro último tipo. Não pude assistir o fenômeno, mas, através do trabalho desse e de outros blogs, posso saber como foi o ocorrido. Valeu, Tainá! Desejo para você e os seus, os meus melhores votos de boas festas e de feliz ano novo, cheios de saúde e paz!
    Um abraço!

    ResponderExcluir