quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O último começou em 1996 e, por motivos que ainda permanecem obscuros, levou mais tempo que o previsto para terminar.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, demitiu nesta quarta-feira dois dirigentes do programa espacial, após a falha ocorrida no lançamento de três vitais satélites de comunicações. A informação foi divulgada pelo Kremlin.
O vice-presidente da corporação de foguetes e espaço Energia, Vyacheslav Filin, e o vice-diretor da Roskosmos (agência espacial russa), Viktor Remishevsky, deixaram o cargo segundo as agências de notícias locais.
Medvedev também enviou uma advertência ao diretor da Roskosmos, Anatoly Perminov. "Sob instruções do presidente, a Roskosmos tomará medidas adicionais para fortalecer sua performance e disciplina", afirmou o Kremlin em comunicado.
O foguete russo Proton-M não conseguiu chegar a sua órbita inicial, cujo lançamento ocorreu no último dia 5. A nave e caiu no mar, perto do Havaí, com os três satélites Glonass-M de última geração que deveria levar ao espaço.
O incidente foi um constrangedor revés para a intenção russa de lançar um sistema para concorrer com o Global Positioning System (GPS) americano, projeto idealizado pela União Soviética em 1976.
Foto mostra foguete Proton-M, que carregava três satélites russos para o espaço; lançamento falhou
Foto mostra foguete Proton-M, que carregava três satélites russos para o espaço; lançamento falhou

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Sabia que o Putin devia ter ficado mesmo Pê da vida, com o fracasso dessa missão. Agora vem a confirmação, a situação ficou "russa" para o pessoal. E se eu fosse aquele cachorro "pé-frio", fazia estrada pra longe, antes que o Putin resolvesse devorá-lo feito... "chorro-quente". Corre connie! Rsrsrsrs!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir