sábado, 18 de dezembro de 2010

Sonda dá dicas de viagem para robô em Marte



O veículo robótico Opportunity está recebendo importantes dicas de uma sonda que orbita Marte em sua missão de explorar áreas que podem guardar pistas sobre o passado do planeta vermelho. Pesquisadores da Nasa estão usando instrumentos de mapeamento mineral da sonda Reconnaissance (MRO) para ajudar o robô a investigar a maior e mais antiga cratera do planeta, conhecida como Endeavour.
O Espectrômetro Compacto (CRISM) a bordo da Reconnaissance está fornecendo mapas de minerais da borda da cratera que estão ajudando os cientistas a escolherem quais áreas serão exploradas primeiro e onde ir a partir de então.
"Essa é a primeira vez que a detecção de minerais da órbita é usada em decisões táticas sobre onde levar os veículos robóticos em Marte", disse Ray Arvidson da Universidade de Washington. Arvidson é o principal pesquisador do projeto dos robôs Spirit e Opportunity e é co-pesquisador no CRISM.
A equipe do Opportunity decidiu levar o robô inicialmente para a cratera Endeavour em 2008, depois de ter passado quatro anos estudando outros locais. O robô já viajou aproximadamente 14 quilômetros desde que se estabeleceu que exploraria a cratera. Ele ainda levará vários meses para chegar lá.
Os cientistas planejam que a exploração da Endeavour comece pela região de borda chamada Cape York. Essa parte da cratera é baixa demais para ser visível do veículo espacial, mas aparentemente da visão orbital está cercada de minerais carregados de água. A rota planejada então se dirige para o sul na direção de um fragmento chamado Cape Tribulation, onde o CRISM detectou uma classe de minerais de argila ainda não investigado pela missão terrestre.
A sonda descobriu que esses minerais estão bastante espalhados por todo o planeta. A presença de argila na Endeavour sugerem um ambiente anterior úmido e moderado, diferente das provas anteriores de um ambiente úmido e ácido encontradas pela Opportunity.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Tomara que o ser humano, tenha o cuidado de não deixar que as paisagens, hoje com coberturas verdejantes, como o Amazonas, por exemplo: seja cópia dessas tomadas aqui de Marte! O maior atrativo da aridez marciana, é o de provocar o desenvolvimento tecnólogico com vistas à exploração dos planetas, começando exatamente por Marte.
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir