quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sonda japonesa "Akatsuki" não consegue entrar na órbita de Vênus

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) informou nesta quarta-feira que a sonda "Akatsuki" ("aurora", no idioma japonês) fracassou em sua tentativa de penetrar na órbita de Vênus, quase sete meses após ter partido da Terra.
A Jaxa acredita que a sonda, que se aproximou de Vênus na terça-feira, não desacelerou o suficiente para entrar na órbita do planeta, segundo a agência local Kyodo.
"Tentamos manobrar para colocar a sonda em órbita, mas chegamos a conclusão de que não foi possível", lamentou a agência em um comunicado.
Segundo a agência Jiji Press, a Jaxa planeja tentar novamente a manobra quando a sonda voltar à posição adequada, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.
A missão Akatsuki (ou Venus Climate Orbiter PLANET-C), preparada desde 2001, pretende completar as informações obtidas pelo Venus Express, o satélite lançado no fim de 2005 pela Agência Espacial Europeia e que chegou ao destino no primeiro semestre de 2006.
Os cientistas esperam que a observação do clima de Vênus ajude na compreensão da formação do ambiente da Terra.

Ilustração exibe sonda Akatsuki; missão japonesa previa estudar o clima e os fenômenos atmosféricos de Vênus
Ilustração exibe sonda Akatsuki; missão japonesa previa estudar o clima e os fenômenos atmosféricos de Vênus

Um comentário:

  1. Olá Tainá!
    Ainda bem, que o prejú ao que parece, vai ser só a demora para ficar... novamente em posição de reentrada no planeta. Parece que disparou uma onda de defeitos nas naves espaciais. Mas, vamos em frente que atrás vem... o Brasil! Acorda Brasil!!!!!
    [ ]s!!!!!

    ResponderExcluir