segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Veja os acontecimentos da astronomia que marcaram 2010

                                                              MARÇO

Acelerador de partículasApós 20 anos desde que teve início sua construção, o acelerador de partículas LHC (sigla em inglês de Grande Colisor de Hádrons) realiza uma tentativa de recriar o Big Bang a partir de choques de prótons. O experimento é feito na sede da Cern (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), na fronteira entre Suíça e França.
Grande Colisor de Hádrons, acelerador de partículas europeu construído entre a Suíça e a França, entrou em operação em 2010
Grande Colisor de Hádrons, acelerador de partículas europeu construído entre a Suíça e a França, entrou em operação em 2010.

ABRIL
Meta equivocada
Pesquisadores da Alemanha fazem as contas e alertam: acordo de Copenhague, proposto em 2009, será ineficiente para manter aquecimento global em 2ºC. Segundo o grupo, que publicou artigo na "Nature", a meta pode provocar efeito contrário e
elevar até 2020 as emissões anuais, assim como a temperatura do planeta.

NOVEMBRO
Planeta de outra galáxia
Astrônomos europeus encontraram um
planeta vindo de outra galáxia bem na nossa vizinhança cósmica. Batizado de HIP 13044 b, o objeto foi detectado com o auxílio de um supertelescópio no Chile. O intruso fica a cerca de 2.000 anos-luz da Terra e é um gigante. Tem pelo menos 1,25 vez o tamanho de Júpiter, que é o maior planeta do Sistema Solar.

DEZEMBRO
Bactéria "ET"A agência espacial dos EUA, a Nasa, anunciou com alarte revelações que seriam sobre a vida extraterrestre. A descoberta se referia a uma bactéria que trocou o arsênio pelo fósforo --um dos seis elementos considerados essenciais à vida (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo) para viver. Mas a bactéria estava em solo terrestre, mais especificamente em um lago na Califórnia. A comunidade científica recebeu a notícia com ceticismo e críticas.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Esses foram, sem dúvidas, os mais destacados e o curioso é que: apareceram em meses seguidos i. é: MARÇO/ABRIL e depois de um intervalo de seis meses, temos novidades em NOVEMBRO/DEZEMBRO.
    Um abraço!

    ResponderExcluir