quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Astronautas da estação espacial tiram foto do monte Everest

Algumas trilhas usadas pelos alpinistas para se chegar até o topo do monte Everest foram fotografadas por astronautas que estão alocados na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Divulgada pela Nasa, a agência espacial americana, a imagem foca o noroeste da montanha localizada entre o Nepal e a China.
Também chamado de Sagarmatha pelos nepaleses, o Everest pertence à cadeia montanhosa do Himalaia e está a 8.848 metros acima do nível do mar.
Além das mortes --aproximadamente 200 casos foram registrados em 2010--, o Everest é conhecido por seu problema de lixo, como tanques de oxigênio vazios que são abandonados no local. Eles representam uma carga extra que o alpinista geralmente deixa para trás em expedições desse porte.
O governo do Nepal já instituiu regras sobre os itens que não podem ser abandonados no Everest e, de tempos em tempos, grupos sobem à montanha para fazer uma limpeza geral.
Rota East Rongbuk Glacier (embaixo, à esquerda) é uma das usadas por alpinistas que sobem o Everest
Rota East Rongbuk Glacier (embaixo, à esquerda) é uma das usadas por alpinistas que sobem o Everest

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Muito legal! Muito nítida a foto! Caso existisse (???), daria até pra rastrear o deslocamento do "abominável-homem-da-neve" , o yeti... que os tibetanos juram que vive por ali!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir