segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cargueiro com lixo da ISS volta à Terra e afunda no Pacífico

O cargueiro Progress M-08M se separou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta segunda-feira para evacuar resíduos e equipamento obsoleto da plataforma orbital. Os restos da nave afundaram nas águas do oceano Pacífico.
No próximo dia 28, o Progress M-09M será lançado da base de Baikonur, no Cazaquistão, e ocupará o lugar de seu antecessor. A data estimada para que o novo cargueiro chegue à ISS é dia 30, de acorco com informações do Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.
Os fragmentos do cargueiro que não se queimaram ao entrar na camada atmosférica caíram ao sul do Pacífico, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Interfax.
Essa região --a cerca de 3.000 quilômetros da Nova Zelândia-- é uma área livre de navegação marítima. Normalmente, os cargueiros afundam lá, o que fez com que fosse chamado de "cemitério de naves espaciais".
O Progress M-08M partiu de Baiknour em 27 de outubro, levando mais de 2,5 toneladas de carga para os tripulantes da ISS.
O acoplamento ocorreu três dias depois de forma manual, após uma tentativa fracassada de engate automático.
Cargueiro Progress M-08M voltou à Terra e será substituído por outro, o Progress M-09M, no fim de janeiro
Cargueiro Progress M-08M voltou à Terra e será substituído por outro, o Progress M-09M, no fim de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário