quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cientistas divulgam mapa em cores do Universo

Imagem de mais de um trilhão de pixels precisa de 500 mil TVs de alta definição para ser vista na totalidade de sua definição.


Na terça-feira, 11, o Centro de Pesquisa Digital do Céu Sloan III (ou, em sua sigla em inglês, SDSS-III) divulgou o mapa em cores do Universo mais completo até o momento. O mapa, feito desde 1998, reúne milhões de imagens de 2.8 megapixels , resultando em uma imagem final de mais de um trilhão de pixels. A imagem é tão grande e detalhada que seriam necessárias 500 mil TVs de alta definição para conseguir vê-la na totalidade de sua definição.

Essa nova imagem dá aos astrônomos a visão mais abrangente do céu já realizada. Os dados do SDSS-III já foram usados para descobrir cerca de meio bilhão de objetos astronômicos, incluindo asteroides, estrelas e galáxias. Os mais recentes e mais precisos posicionamentos, cores e formatos desses objetos também foram divulgados.


A imagem começou a ser realizada em 1998, com o que era então a maior câmera digital existente (de 138 megapixels). Durante a última década, os pesquisadores fizeram registros de um terço do céu usando essa câmera, que foi aposentada e fará parte da coleção do museu Smithsonian.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Agora, continuando-se esse trabalho com utilização de novas câmeras, imagina aí o impacto visual do próximo trabalho que irão apresentar! 500 mil tvs para apresentarem esse balaio inacabado aí? Não merece não... viu? KKKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir