quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ESO captura imagem impressionante da Nebulosa Laguna

Imagem do berçário estrelar faz parte de extenso estudo da Via-Láctea que já dura cinco anos

A European Southern Observatory (ESO), de que o Brasil agora faz parte, capturou uma impressionante imagem da Nebulosa Laguna como parte de um estudo da Via-Láctea que já dura cinco anos. A imagem foi realizada com o telescópio Vista no Observatório Paranal, no Chile.
A imagem divulgada é apenas uma pequena parte da imagem original, que engloba toda a região ao redor da nebulosa. Ela mostra um berçário estrelar chamado Nebulosa Laguna (também conhecida como Messier 8), que fica a cerca de 4 a 5 mil anos-luz da Terra na Constelação de Sagitário.
Os astrônomos estão atualmente usando o "Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy" (Vista) para vasculhar as regiões centrais da Via-Láctea para mapear sua estrutura com mais detalhes do que os esforços anteriores. Essa enorme pesquisa chama-se Variáveis Vista na Via-Láctea (VVV). Essa nova imagem foi tirada como parte desse projeto.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Eu não me canso de admirar essas belas fotos tomadas, das mais diversas regiões do universo! E a minha frustração diante da minha pequenez frente a dimensão desse espetáculo, só não é total... porquê o meu pensamento é comparável em valor ao dele!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir