sábado, 29 de janeiro de 2011

Há 25 anos, ônibus espacial Challenger explodia em pleno voo

A data de 28 de janeiro de 1986 traz uma lembrança ruim para os funcionários da Nasa, a agência espacial norte-americana. Nesse dia, o ônibus espacial Challenger explodiu em pleno ar, apenas 73 segundos após seu lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O momento do acidente foi exibido repetidamente nas TVs do mundo inteiro, e havia um fator adicional: a tripulante Christa McAuliffe, uma professora e cidadã comum que estava na espaçonave. Ela e mais seis pessoas que estavam a bordo morreram na tragédia.
O compartimento onde se encontrava a tripulação estava intacto e subindo, mas de repente começou a despencar. A queda livre durou mais de dois minutos, e não havia nenhum paraquedas para desacelerar a descida.
A morte de uma professora, a recusa da Nasa em divulgar informações sobre o acidente e a sensação de que o programa espacial era falível chocaram os Estados Unidos.
O então presidente Ronald Reagan deveria discursar sobre o Estado da União, mas decretou luto nacional e em seu lugar pronunciou uma emocionante mensagem.
Por conta da ocasião, a Nasa realizará diversos atos pelo país. O principal deles será no próprio Centro Espacial Kennedy, de onde partiu a nave.
Um dia antes, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso em referência aos mortos em missões de programas espaciais --além do Challenger, a missão do Apolo 1 e do Columbia --, que são relembrados em 27 de janeiro.
"Por meio do triunfo ou da tragédia, cada um de nós se beneficiou da coragem e da devoção [dos astronautas]. Nós o honramos por terem se dedicado a um amanhã melhor", disse.
Explosão do ônibus espacial Challenger matou todos os sete tripulantes em 25 de janeiro de 1986
Explosão do ônibus espacial Challenger matou todos os sete tripulantes em 25 de janeiro de 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário