segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Japão lança com sucesso foguete com suprimentos para estação espacial

Um foguete com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi lançado com sucesso do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão, informou a agência aeroespacial do país (Jaxa).
Após dois dias de atraso por causa do mau tempo na região, o foguete H-2B, que carrega o transportador de carga não-tripulado HTV2 (também chamado de Kounotori 2), deixou o solo às 2h37 de domingo (3h37 de sábado no horário de Brasília).
O transportador se separou do foguete a poucos minutos do lançamento. Prevê-se que na próxima quinta ou sexta-feira ele chegue à ISS, indicou a Jaxa, citada pela agência de notícias japonesa Kyodo.
Kounotori, ou HTV2, transporta alimentos para astronautas, água potável e instrumentos para centro científico
Kounotori, ou HTV2, transporta alimentos para astronautas, água potável e instrumentos para centro científico
O HTV2 transporta 5,3 toneladas de material, que inclui alimentos para os astronautas, 80 quilos de água potável e instrumentos para o centro científico que o Japão mantém na estação.
Também leva sementes de tomate e pimentas para um experimento que o Japão realiza junto com a Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Após permanecer vários dias na estação espacial, o HTV2 será carregado com resíduos da ISS e retornará à Terra, para posteriormente se desintegrar na atmosfera terrestre.
O Japão desenvolve, desde 2003, um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia de ponta, se concentra na prospecção de planetas e asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário