quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mau tempo adia lançamento de foguete japonês à ISS

O lançamento de um foguete japonês com equipamento para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) será adiado em vários dias por causa do mau tempo, informou a Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa).
Em comunicado, a Jaxa assinalou que as previsões apontam tempo 'desfavorável' no centro espacial de Tanegashima (sudoeste do Japão) para a hora indicada para o lançamento --inicialmente previsto para às 6h30 (horário de Brasília) de quinta-feira.
O foguete não tripulado Kounotori 2, conhecido também como HTV2, levará à ISS até seis toneladas de material, incluindo mantimentos, água potável e mostras para o centro científico que o Japão mantém na estação espacial.
Até agora, o laboratório estava aberto somente a 15 países que fazem parte do projeto da ISS, mas o Japão decidiu permitir a participação de outras nações asiáticas de forma gratuita.
Entre a carga que será transportada pelo Kounotori 2 há também sementes de tomate e pimenta para um experimento que o Japão realizará junto com Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Após permanecer vários dias na ISS, a nave será carregada com resíduos da estação e empreenderá a viagem de volta.
O foguete viajará ao espaço na plataforma de lançamento H-IIB, a maior fabricada até hoje pelo Japão.
Trata-se da segunda missão não-tripulada de abastecimento realizada pelo Japão, que em setembro de 2009 enviou o Kounotori para levar à ISS 4,5 toneladas de material como computadores, instrumentos científicos, comida e água.
O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia avançada, tem enfoque na prospecção planetária e em asteroides

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Por um momento, julguei que... que a maré de azar tecnológico dos americanos estava mudando de mãos, mas, aqui trata-se de mau tempo mesmo. Ainda bem!
    Também, gostei de saber que, o foguete transportará os "RESÍDUOS" da ISS de volta à Terra e isso é tranquilizador, pois podemos ficar sem medo de sermos atingidos por "meteoros" pastosos e fedorentos! (??????) KKKKKKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir