terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Menina de 10 anos é a "mais jovem descobridora de supernova"

Uma menina canadense de dez anos de idade se tornou a pessoa mais jovem até hoje a identificar uma supernova --estrela que, ao explodir, brilha intensamente até perder luminosidade.
Kathryn Gray estava estudando imagens obtidas em um observatório amador, no último domingo, quando notou a supernova.
As fotos haviam sido mandadas para seu pai, Paul Gray, um astrônomo amador, que ajudou Kathryn a fazer a descoberta, descartando que se tratasse de um asteroide e verificando a lista de supernovas já conhecidas.
A descoberta foi averiguada e registrada pela Sociedade Real de Astronomia do Canadá (RASC, na sigla em inglês), que considerou Kathryn a pessoa mais jovem que se tem conhecimento a conduzir tal feito.
"Estou muito empolgada. É uma ótima sensação", disse a menina ao jornal canadense "Star".
"É fantástico que alguém tão jovem demonstre paixão pela astronomia. Que descoberta incrível", disse Deborah Thompson, da RASC.
A supernova --batizada de 2010lt-- foi localizada na galáxia UGC 3378, a cerca de 240 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis, ou da Girafa.
Eventos raros, as supernovas consistem em explosões que marcam a morte violenta de estrelas maiores que o Sol.
Para identificar esses eventos é preciso observar imagens antigas de campos estelares e compará-las com imagens novas. A supernova se revela como um ponto mais brilhante que estrelas comuns, por isso, pode ser vista por meio de um telescópio simples.
Os eventos interessam aos astrônomos porque produzem a maioria dos elementos químicos que fizeram a Terra e outros planetas e porque supernovas distantes podem ser usadas para estimar o tamanho e a idade do Universo, disse a RASC em um comunicado.
Garota canadense Kathryn Gray estudava imagens obtidas por um observatório amador quando notou a supernova
Garota canadense Kathryn Gray estudava imagens obtidas por um observatório amador quando notou a supernova

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Sabemos que há dois tipos de pessoas que podem modificar as coisas no mundo: as pessoas instruídas e as capazes, o que é o caso dessa menina. Imagina daqui mais alguns anos, quando ela adquirir instrução (estudos) o que poderá realizar! Aliado a isso, mais o fato de que ela vive no Canadá (sorte a dela) e não aqui!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir