quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nasa anuncia lançamento do Discovery ao espaço em fevereiro

O lançamento do ônibus espacial Discovery foi remarcado para 24 de fevereiro. A Nasa (agência espacial americana) finalmente parece ter encontrado soluções para os problemas técnicos que adiaram o lançamento da nave em oito ocasiões.
Esta é a sua última viagem do Discovery ao espaço, que levará um humanoide e suprimentos a bordo --em abril, será a vez do Endeavour, cuja partida ainda não está confirmada pelos acontecimentos recentes envolvendo o comandante da missão.
Segundo a agência espacial, a partida do Discovery em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve ocorrer às 18h50 (horário de Brasília).
A Nasa teve de adiar várias vezes o lançamento do Discovery. O primeiro estava previsto para 5 de novembro do ano passado.
Primeiro foi uma fuga de hidrogênio, depois uma falha elétrica e, posteriormente, a descoberta de fendas no tanque de combustível externo durante o abastecimento da nave, quando o ônibus espacial já estava pronto para dar início a sua missão.
Após dois meses de análise e testes, os engenheiros da Nasa determinaram que o problema é uma combinação de fatores de fabricação e do processo de abastecimento do tanque, no qual se introduz combustível líquido, sobretudo oxigênio e hidrogênio a mais de cem graus negativos.
A solução encontrada foi instalar reforços estruturais, que devem ficar prontos até um dia antes do voo.
"Acredito que finalmente tenhamos uma solução", assinalou John Shannon, diretor do programa, em entrevista à imprensa.
Dois Robonaut 2 são apresentados pela Nasa no começo do ano; um deles parte para a ISS na última viagem do Discovery
Dois Robonaut 2 são apresentados pela Nasa no começo do ano; um deles parte para a ISS na última viagem do Discovery

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Vamos ver se agora vai! Quer dizer que: no final do projeto é que descobriram que existiam falhas na fabricação desses tanques? É de arrepiar cabelo de careca! Agora tem uma coisa, se houver também adiamento na próxima missão coma nave Endeavour, vai ficar patente que um dos fatores do atraso dessas missões, são os "pés-frios" desses Robonaut 2. Rsrsrsrs!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir