quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nasa diz que não tem condições de construir substitutos de ônibus espacial até 2016

A Nasa afirmou ao Congresso norte-americano que não poderá construir até 2016 um foguete propulsor e uma cápsula que poderiam substituir os ônibus espaciais, a serem aposentados neste ano, como está determinado no orçamento.
Legisladores do comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado responderam que o projeto não é uma opção, e que a Nasa deve encontrar uma maneira de tornar a construção viável.
"A produção de um foguete propulsor e uma cápsula não é opcional. É a lei", indicou um comunicado assinado em conjunto pelos senadores John Rockefeller, Kay Bailey Hutchison, Bill Nelson e David Vitter.
"A Nasa deve usar suas décadas de experiência e os bilhões de dólares de investimentos anteriores para chegar a um conceito que funcione. Acreditamos que isso pode ser feito de forma exequível e eficiente. E deve ser uma prioridade."
O orçamento aprovado pelo Congresso e assinado pelo presidente Barack Obama designa à Nasa a tarefa de desenvolver e construir um sistema de lançamento espacial (Space Launch System) e uma cápsula de transporte de astronautas (Multi-Purpose Crew Vehicle) antes de 2016.
Com a aposentadoria dos três ônibus espaciais em 2011, a Nasa dependerá exclusivamente dos russos para enviar seus astronautas à Estação Espacial Internacional, cuja construção os Estados Unidos financiaram quase totalmente.

Um comentário:

  1. Olá , Tainá!
    O que a NASA pode fazer? Que tal? Juntar toda a sucata de aviões de guerra aposentados e criar naves fênix? Ou então, fazer a ISS dar vôos razantes para que os cauboys possam usar os seus laços certeiros e infalíveis para entrarem e saírem dela? Tem cada uma desses americanos!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir