quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nasa encontra mais distante aglomerado de galáxias do universo



Astrônomos encontraram o aglomerado de galáxias mais distante e jovem já conhecido. Essa coleção de galáxias antigas presumivelmente se transformou em uma galáxia moderna similar às galáxias enormes que podemos ver hoje.
O aglomerado em desenvolvimento, chamado COSMOS-AzTEC3, foi descoberto por diversos telescópios, incluindo o Spitzer, Chandra e o Hubble. Cientistas se referem a esse grupo de galáxias em crescimento como proto-aglomerado.
COSMOS-AzTEC3 é o proto-aglomerado mais distante conhecido, e também o mais jovem, pois é visto quando o Universo, ele mesmo, ainda era muito jovem. O aglomerado está a cerca de 12,6 bilhões de anos-luz da Terra. Estima-se que o Universo tenha 13,7 bilhões de anos. Anteriormente, versões mais maduras desse aglomerado já tinham sido encontradas a 10 bilhões de anos-luz.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Aonde? Para que tanto espanto para um local distante somente a 12.6 bilhões de anos-luz? Ora, deixe-me calcular isso em km... fazendo as contas dão ??????????????? GASP!!!!!!!! Mas, isso está nos confins do universo! Rsrsrsrs! Brincadeira!
    Veja, Tainá! O que o ser humano, utilizando os conhecimentos e as realizações tecnológicas para o bem comum, já é capaz de fazer!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir