sábado, 29 de janeiro de 2011

Nave-robô do Japão chega à Estação Espacial Internacional

A nave cargueira japonesa guiada por controle remoto chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) levando mantimentos, equipamentos científicos e peças de reposição.
É a segunda nave japonesa a atracar na estação, e a primeira de quatro a chegar lá no período de um mês.
A atracação, na quinta-feira, reforçou a confiança na capacidade de a ISS permanecer operacional depois que a Nasa aposentar sua frota de ônibus espaciais, dentro de cerca de seis meses, após mais dois ou três voos.
Caberá então às naves japonesas HTV-2, aos Veículos Automatizados de Transferência (ATV) europeus e às cápsulas Progress, da Rússia, continuar abastecendo a ISS, um projeto de US$ 100 bilhões que envolve 16 países.
A Nasa espera que, a partir de dezembro, naves comerciais possam ser alugadas para também levar mantimentos à estação. Já o transporte de tripulantes será exclusividade dos módulos russos Soyuz, ao custo de US$ 51 milhões por passageiro.
A nave japonesa HTV, batizada de Kounotori, foi lançada no último sábado a bordo de um foguete H-2B, no Centro Espacial Tanegashima, no sul do Japão.
A atracação ocorreu quando a nave pairava a cerca de dez metros da ISS. A engenheira de voo em órbita, Catherine "Cady" Coleman, manobrou o braço robótico do complexo orbital para "laçar" a nave japonesa, que pesa quase 16 toneladas.
Os seis tripulantes da ISS tinham estimativa de começar a descarregar, nesta sexta-feira (28), as 3,2 toneladas de carga que a Kounotori transportou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário