segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sonda Soho localiza cometa de número 2.000; feito é comemorado

A data de 26 de dezembro de 2010 foi um marco na história do Soho (Observatório Solar e Heliosférico). Nesse dia, a sonda da Nasa localizou o cometa de número 2.000.
O feito garante ao Soho o título de maior descobridor de cometas do mundo e de todas as épocas.
Sonda Soho partiu em direção ao espaço em 1995; desde então envia informações sobre cometas para a Terra
Sonda Soho partiu em direção ao espaço em 1995; desde então envia informações sobre cometas para a Terra

"Desde que foi lançado em 2 de dezembro de 1995, para observar o Sol, o Soho mais do que dobrou o número de cometas cujas órbitas foram determinadas nos últimos 300 anos", comentou o cientista do projeto americano que conta com a parceria da ESA (agência espacial europeia).
Mas o Soho recebe uma mãozinha extra no seu trabalho espacial: os astrônomos amadores que colaboram espontaneamente com suas próprias observações.
Ao receber relatos deles do que parece ser um cometa, o Soho confirma o achado, batiza-o com um número e encaminha as informações para um banco de dados do centro de pesquisa em Cambridge, em Massachussetts (EUA).

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Taí um ótimo exemplo do que a união de esforços pode fazer! Esse projeto entre americanos e europeus, resultou que o Soho é um dos artefatos criados pelo homem, para a pesquisa espacial que tem dado um retorno, mais do que esperado, para os objetivos e funções iniciais do seu projeto. Inicialmente, seria uma sonda para vigiar as atividades do sol, mas, vemos que também, realiza descobertas sobre os cometas. Muito bom!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir