segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Voluntários de voo simulado vão pisar em "superfície marciana"

Voluntários do programa Marte-500 vão socorrer companheiro ferido e retirar equipamentos na descida do módulo
Voluntários do programa Marte-500 vão socorrer companheiro ferido e retirar equipamentos na descida do módulo

Os voluntários que participam da simulação de um voo a Marte não vão procurar vida extraterrestre durante suas três saídas previstas à "superfície marciana", declarou o diretor do projeto Marte-500, Boris Morukov, à agência de notícias Interfax.
"Buscarão sinais de vida? Não sei. Por enquanto não temos planejado homenzinhos verdes nem animais que se arrastem pela superfície", disse Morukov, ao explicar em que consistirão as caminhadas estimadas para durar cerca de duas horas.
No lugar da busca de ETs, será realizada uma situação de emergência. O roteiro indica que um dos participantes vai cair e e machucar a mão durante o trabalho na superfície marciana, e um segundo voluntário terá que examinar seu colega e socorrê-lo.
Já na primeira saída, dois participantes deverão extrair do módulo de descida do simulador da superfície marciana (com 1.200 metros cúbicos) todos os equipamentos necessários, realizar os preparativos pertinentes e ativá-los.
Durante a segunda caminhada, os tripulantes vão explorar a superfície marciana e coletar amostras do terreno para levar à Terra.
O experimento, que começou em 3 de junho, servie como estudo da compatibilidade psicológica e da tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Realmente, o treinamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte em qualquer lugar, principalmente fora da Terra. Um exemplo prático disso, já tivemos... com a missão da Apollo XIII.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir