quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cosmonautas começam caminhada espacial fora da ISS

Dois dos seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) --os russos Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev --começaram nesta quarta-feira uma caminhada espacial na plataforma orbital, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Os cosmonautas saíram ao espaço por meio da escotilha do módulo russo Pirs, que foi aberta com atraso de 15 minutos em relação ao horário previsto (11h15 de Brasília), disse um porta-voz do CCVE, citado pelas agências de notícias russas.
Durante a caminhada, que terá duração de cerca de seis horas, Skripochka e Kondratiev devem montar e conectar várias equipamentos científicas do módulo russo Zvezda.
Outra tarefa que será completada pelos dois cosmonautas, que realizam nesta quarta sua segunda caminhada espacial neste ano, é retirar da superfície do módulo Zaria um contêiner com amostras de materiais e desmontar uma pequena plataforma usada de apoio nas saídas anteriores.
O programa inicial da caminhada incluía o lançamento manual pelos cosmonautas do microsatélite Kedr, mas este ficou adiado para abril, mês quando se comemoram os 50 anos do voo de Yuri Gagarin, o primeiro homem que voou ao espaço.
O aparelho, de 30 quilos, transmitirá 25 frases de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e mensagens de rádio no aniversário da façanha de Gagarin.
"Seu lançamento será mais oportuno uma vez que se cumpra o cinquentenário do voo de Yuri Gagarin", disse à agência Interfax Sergey Samburov, responsável pela experiência, que negou que o adiamento obedeça a outros motivos.
A caminhada espacial de Skripochka e Kondratiev é supervisionada a partir do interior da ISS pelos outros quatro tripulantes da plataforma: o russo Aleksandr Kaleri, os americanos Catherine Coleman e Scott Kelly e o italiano Paolo Nespoli.
Cosmonautas Dmitri Kondratiev e Oleg Skripochka fazem manutenção da Estação Espacial Internacional
Cosmonautas Dmitri Kondratiev e Oleg Skripochka fazem manutenção da Estação Espacial Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário