terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Japão planeja enviar humanoide à estação espacial

O Japão planeja enviar um robô humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) capaz de comunicar-se com os astronautas, receber informação do centro de controle e enviar mensagens para o Twitter.
Um porta-voz da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão (Jaxa) indicou nesta terça-feira à agência de notícias Efe que o projeto levará cerca de um ano, durante o qual serão examinados detalhes técnicos como o tamanho do androide, que poderia ter altura inferior a meio metro.
O objetivo é criar um robô que se comunique com os astronautas e combata os problemas de isolamento, uma função que no futuro poderia ser aplicada com robôs utilizados no cuidado de idosos, disse o porta-voz.
Embora a Jaxa não tenha detalhado a possível data de envio à ISS, a edição digital do jornal "Nikkei" indica que poderia ser a partir de 2013.
O jornal assinala que o robô poderá medir o nível de estresse dos habitantes da ISS com base em suas expressões faciais e tom de pele, além de receber instruções do centro de controle enquanto os astronautas dormem, e comunicá-las quando acordam.
O projeto está sendo desenvolvido pela Jaxa em colaboração com a Universidade de Tóquio e a empresa japonesa Dentsu.
O envio à ISS do robô espacial japonês seguirá um projeto similar da Nasa, que em fevereiro deve enviar o androide Robonauta (R2) à estação, para ajudar nos trabalhos de manutenção.
Desenvolvido pela Nasa e a empresa General Motors, o Robonauta se transformará no primeiro androide a viajar ao espaço e, como o que prepara o Japão, terá sua própria conta no Twitter para narrar sua aventura espacial.

Engenheiro da Nasa exibe o androide Robonauta, que parte para a ISS neste mês no ônibus espacial Discovery
Engenheiro da Nasa exibe o androide Robonauta, que parte para a ISS neste mês no ônibus espacial Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário