segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Missão simulada está pronta para andar no solo de Marte

Os seis voluntários que participam da viagem simulada a Marte estão há 257dias "voando no espaço". E, finalmente nesta segunda-feira, três deles poderão sair do confinamento e colocar os pés na superfície do planeta vermelho --pelo menos de mentirinha, já que a tripulação se encontra, na verdade, em Moscou.
Como parte do experimento, eles vão fincar bandeiras no solo, coletar amostras de rochas e testar equipamentos científicos.
A equipe --formada por três russos, um francês, um colombiano naturalizado italiano e um chinês-- entrou no módulo construído na Rússia em junho de 2010. O objetivo é reproduzir as condições de um voo espacial de 520 dias.
Psicólogos dizem que confinamentos longos colocam os integrantes do voo em situações de extremo estresse à medida que ficam cansados uns dos outros.
Segundo eles, as condições mentais podem ser bem desafiadoras, já que a tripulação não vivencia nenhuma euforia ou perigo de um voo real.
A viagem a Marte ainda não ocorreu até agora devido aos altos custos e problemas tecnológicos de grande porte. O presidente dos EUA, Barack Obama, entretanto, disse em janeiro que espera o envio de astronautas à órbita de Marte até a metade de 2030.
A simulação é realizada pelo Instituto de Problemas Biomédicos de Moscou, em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA) e o centro de treinamento espacial da China.
Veja fotos do voluntário andando em Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário