quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ônibus espacial Discovery finalmente decola

Após oito adiamentos e quatro meses de espera, o ônibus espacial Discovery, da Nasa, decolou nesta quinta-feira nos Estados Unidos.
Este será o 39º e último voo da nave, que entrou em operação em 1984 e é a campeã da agência espacial americana em permanência no espaço. Ela se dirige agora à ISS (Estação Espacial Internacional), com seis astronautas a bordo. Será a 35ª quinta missão de um ônibus espacial na estação.
O lançamento ocorreu às 18h50 (horário de Brasília). A missão está programada para durar 11 dias.
NOVELA
O lançamento do Discovery foi marcado por sucessivos problemas. Previsto inicialmente para 1º de novembro do ano passado, o lançamento precisou ser adiado por causa de um vazamento de hidrogênio.
Em seguida, mais problemas: houve uma falha elétrica e, depois, rachaduras no tanque de combustível externo.
Nem os astronautas escaparam da "maré de azar" da missão. Timothy Kopra, que deveria embarcar na nave, foi cortado da equipe após sofrer um acidente de bicicleta em janeiro.
O futuro do programa espacial americano ainda é incerto. A Nasa começou a aposentar seus ônibus espaciais, cuja segurança foi posta à prova após dois acidentes fatais. Em 2003, o Columbia explodiu matando sete astronautas. Mesmo número de mortos da explosão do Challenger, em 1986.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário