quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Planetas menores fora do Sistema Solar são mais abundantes

O telescópio "caçador de planetas" Kepler encontrou um novo mundo de possibilidades na busca por vida extraterrestre. Um novo relatório da Nasa (agência espacial norte-americana) indica que há muito mais planetas relativamente pequenos e de sistemas estáveis do que se imaginava anteriormente.
O relatório diz que há pelo menos mil possíveis astros fora do nosso Sistema Solar. Eles ainda não foram totalmente estudados, mas astrônomos estimam que 90% das descobertas feitas pelo telescópio se confirmarão, em breve, como planetas.
Desde que os cientistas localizaram o primeiro planeta fora do nosso sistema solar em 1992, confirmaram também a presença de outros 500.
Lançado em 2009, o Kepler realizava buscas entre a Terra e Marte --uma espécie de "censo planetário"-- e, desde o ano passado, procura identificar exoplanetas que se pareçam com o nosso.
Segundo os indícios, há mais probabilidade de se ter planetas menores do que Júpiter --o maior do nosso Sistema Solar-- do que exatamente uns gigantescos lá fora. E, entre esses, é provável que haja um de tamanho ao da Terra.
Essas hipóteses levantadas pela Nasa significam que os exoplanetas de menor porte são candidatos em potencial para abrigar vida alienígena do que propriamente os maiores, dizem os astrônomos.
A especialista em exoplanetas Debra Fischer, da Universidade Yale (Connecticut, EUA), não integra a equipe de pesquisa do Kepler, mas diz que essa nova teoria fornece segurança e esperança de se localizar mundos que possam abrigar vida.
O planeta rochoso Kepler-10b é um dos menores encontrados pelo Kepler; mede 1,4 vezez o tamanho da Terra
O planeta rochoso Kepler-10b é um dos menores encontrados pelo Kepler; mede 1,4 vezes o tamanho da Terra

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Não tem problema que sejam planetas pequenos, serve até mesmo que seja... "planeta-anão, aliás... ser anão tem-se a vantagem de se ganhar "vida eterna", você sabia disso? pois é, os anões nunca morrem! Por que? Então, você vai bem me dizer que já viu enterro de anão? Duvido! (??????) KKKKKKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir