sexta-feira, 11 de março de 2011

Cientistas dizem que Nasa deveria se concentrar em Marte

A Nasa, agência espacial americana, deveria concentrar seus esforços na próxima década em uma missão de exploração a Marte, com ajuda de um veículo de superfície que se alimenta de energia solar, em vez de realizar voos tripulados ao espaço.
A recomendação parte de um painel de cientistas, divulgado na terça-feira, que representa o Conselho Nacional de Pesquisadores dos Estados Unidos.
Solicitado pela própria Nasa, o relatório convoca a agência a lançar missões com destino a diferentes planetas, fornecendo um fluxo constante de novas descobertas importantes sobre o Sistema Solar. As explorações ocorreriam entre os anos de 2013 e 2022.
A Nasa está sob fogo cruzado dos legisladores, que examinam a proposta de orçamento para 2012, e do público, que exige uma nova maneira de lançar voos tripulados quando o programa de ônibus espaciais dos EUA está no fim, após três décadas de serviços.
"A comissão se preocupa com a possibilidade, como foi visto em um passado recente, de que os programas de voos tripulados canibalizem os programas espaciais de exploração científica", diz o informe, que pede orçamentos separados para as missões científicas e os voos tripulados.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Tempo e dinheiro, o binômio que garante a criação e permanência de qq emprendimento do ser humano! São vários objetivos para serem tocados na exploração espacial e até para um país tão poderoso como o são os EUA, o gasto de dinheiro é imenso, então, fica difícil ou impossível até para eles, dar conta de todas essas execuções, e talvez entre os programas mais interessantes para serem executados, esse da exploração de Marte, também concordo, seria o mais promissor em termos de interesses científicos.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir