sábado, 12 de março de 2011

Galáxia herda nome de vilão do filme "O Senhor dos Anéis"

A NGC 4151 está localizada a cerca de 43 milhões de anos-luz da Terra e se enquadra entre as galáxias jovens que possui um buraco negro em intensa atividade. Mas ela não é só lembrada por esses quesitos. A NGC 4151 é conhecida por astrônomos como o "olho de Sauron", uma referência ao vilão do filme "O Senhor dos Anéis".
Por estar relativamente próxima da Terra, a NGC 4151 fornece pistas sobre a interação mantida entre um buraco negro em atividade e os gases que o rodeiam.
O que parece ser a pupila é o centro da galáxia, que contém hidrogênio atômico ionizado e de onde surgem as estrelas --equivalente a um "berçário" espacial.
Ao redor, em vermelho, notam-se nuvens formadas por hidrogênio neutro e partículas que são atraídas do espaço. Já os pontos amarelos representam regiões onde ocorreram recente atividade de formação de estrelas.
Imagem tirada por telescópicos da Nasa mostra a galáxia NGC 4151, também conhecida como "Olho de Sauron"
Imagem tirada por telescópicos da Nasa mostra a galáxia NGC 4151, também conhecida como "Olho de Sauron"

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Veja como os tempos mudam os costumes e as interpretações! Na pré-história o ser humano comtemplava os céus e se contentava com o "pouco" que podia observar, mas aí,lá vinham as interpretações esotéricas e/ou divinas, obtidas dos melhores instrumentos usados na época que eram... os "achômetros" e os "olhômetros". Depois, lentamente esse "olhar e interpretar", melhorou embora ainda contivesse muito daquele componente pseudo científico e de culto religioso. Bom, então chegamos aos nossos tempos, onde finalmente descobrimos as maravilhas do universo, vistas e interpretadas quase que em sua totalidade através de "olhos artificiais" melhores que os nossos e o que é melhor, sentidas e interpretadas por "órgãos cibernéticos" que não são enganados como os nossos. Dizendo isso, acredito que alguém poderia estar a perguntar: "Você é um robô"? Respondo: "não, mas um seu aliado" para que costumes e interpretações como antigamente... não voltem nunca mais!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir