sexta-feira, 18 de março de 2011

Irã testa foguete capaz de carregar satélite e animais ao espaço

O Irã lançou um protótipo de foguete capaz de carregar satélites com o objetivo de testar o equipamento destinado a transportar um animal para o espaço, anunciou a agência estatal de notícias Irna na quinta-feira.
Segundo a fonte, o teste tinha como objetivo comprovar o funcionamento do motor, a plataforma de lançamento, a cápsula e os sistemas eletrônicos, incluindo o envio de dados e imagens da órbita situada a 120 quilômetros.
A cápsula do foguete, batizado Kavoshgar-4, é projetada para abrigar em seu interior seres vivos, em particular macacos, como experiência prévia a uma possível missão espacial humana, acrescentou.
Nos últimos anos, o Irã avançou em seu programa espacial e conseguiu pôr em órbita vários satélites de comunicação. O país já enviou ratos ao espaço.
O avanço espacial iraniano preocupa a comunidade internacional pela possibilidade que esta tecnologia possa ser também utilizada para fins bélicos, já que é similar à do lançamento de mísseis.
Grande parte da comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, acusa o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas, alegação que Teerã refuta.
Washington qualificou de "ato provocativo" o lançamento em fevereiro de 2010 do foguete Kavoshgar-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário