sexta-feira, 11 de março de 2011

Nasa registra imagem sem precedentes da superfície de Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde 2006, está fornecendo informações valiosas aos pesquisadores da Nasa (agência espacial americana), que podem aprofundar seus conhecimentos sobre a atmosfera, os ciclos climáticos e as mudanças recentes vivenciadas pelo planeta vermelho. O volume de dados não é pouco. Já foram geradas aproximadamente 70 mil imagens.
Uma delas, tirada em janeiro e divulgada nesta quarta-feira, chama a atenção pelos detalhes nunca antes registrados de partes da superfície marciana. Mais exatamente, a bacia de impacto Hellas, que mede aproximadamente 2.200 quilômetros e é uma das maiores do planeta.
Sonda da Nasa captou fotos detalhadas da bacia de impacto Hellas, uma das maiores de Marte
Sonda da Nasa captou fotos detalhadas da bacia de impacto Hellas, uma das maiores de Marte

Nos dois primeiros anos de atividade, a sonda cumpriu todos os objetivos científicos predeterminados, o que levou a Nasa a prorrogar, por duas vezes, o tempo de sua missão.
As fotos tiradas de terrenos onde existem várias crateras de Marte mostram que variados e antigos ambientes aquosos contribuíram para a formação de alguns minerais. Pelo menos mais de três quartos da superfície do planeta com minerais foram mapeados até o momento.
"Já aprendemos que Marte é um planeta mais dinâmico e diversificado do que sabíamos cinco anos atrás", diz o cientista Rich Zurek.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Marte merece de nós, uma atenção diferenciada! São tantas coisas surpreendentes que acontecem ali, que bem merecia uma decisão prioritária em termos de: exploração, estudos e objetivos correlatos, imediata e com execução super dedicada, relegando os outros ainda a serem tocados, para depois, pois o planeta vermelho, reúne o que mais nos interessa em termos de exploração espacial.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir