terça-feira, 1 de março de 2011

O lançamento do foguete Taurus, que vai levar ao espaço o satélite de observação da Terra, foi remarcado para a próxima sexta-feira se as condições do tempo forem favoráveis.

Antes de enviar o primeiro homem ao espaço, exatamente 50 anos atrás, a então União Soviética realizou um último e derradeiro teste com uma pequena cápsula que poderia acomodar o cosmonauta Yuri Gagárin em sua histórica missão.
A cápsula de teste, o Vostok 3KA-2, que ainda apresenta queimaduras provocadas pela reentrada na atmosfera terrestre, será colocada para venda pela casa de leilão Sotheby's em 12 de abril. Os lances devem variar entre US$ 2 milhões a U$ 10 milhões.
A cabine não mede mais do que 2,5 metros de diâmetro e carregou um manequim com proporções humanas e um cão semanas antes de ocorrer a viagem de Gagárin.
O programa espacial russo de décadas passadas também fez o feito de enviar, em 1960, o foguete Sputnik-5 com duas cadelas --Belka e Strelka-- que se tornaram os primeiros seres vivos a viajar ao espaço e retornar vivos à Terra.
Em 25 de março do ano seguinte, foi a vez do cápsula Vostok, que completou uma órbita, reentrou na atmosfera terrestre e pousou em um local na cidade russa de Izhvesk.
Com esse feito, abriu as portas para a primeira tentativa de se colocar no espaço um ser humano, que se revelou posteriormente um sucesso.
Cápsula russa espacial Vostok 3KA-2, que orbitou a Terra com manequim e cão, será leiloada em abril
Cápsula russa espacial Vostok 3KA-2, que orbitou a Terra com manequim e cão, será leiloada em abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário