terça-feira, 1 de março de 2011

"O Universo não é um filme mudo", diz astrônoma

Se o Universo fosse um filme, qual seria sua trilha sonora? A física e astrônoma Janna Levin deu uma amostra dos barulhos que os buracos negros fazem no espaço, resultado de uma pesquisa que tenta desvendar os mistérios do Universo.
"Quero convencer vocês de que o Universo tem uma trilha sonora", disse Levin na primeira palestra a abrir o TED, evento que acontece até sexta-feira com apresentações de especialistas em diversas áreas, na Califórnia.
"O universo não é um filme mudo. Buracos negros podem fazer barulhos como pancadas numa bateria."
Levin, autor do livro "Um Louco Sonha a Máquina Universal", mostrou ao público simulações de sons que ela acredita ser de buracos negros sendo engolidos por buracos maiores. Pareciam batimentos cardíacos, cada vez mais acelerados.
Segundo ela, é verdade que buracos negros engolem tudo, "mas você precisa chegar bem perto", contou. "É como estar morrendo e ver a luz no final do túnel. Mas aqui você vai morrer mesmo e não vai voltar para contar a ninguém."
Para Levin, conhecer os sons do Universo é parte da pesquisa para descobrir sua história. "Se fizermos um filme, como foi o Big Bang? Aconteceu apenas uma vez? Existem múltiplos universos? Outras criaturas se perguntando a mesma coisa?"
CAMINHANDO SEM PARAR
Levin acabou deixando mais perguntas do que respostas. E assim também foi a palestrante seguinte, a exploradora Sarah Marquis, que falou por telefone de uma cidadezinha na Austrália.
Faz 20 anos que ela anda pelo mundo, realizando percursos inusitados. No momento, está fazendo a pé 30 mil quilômetros entre a Sibéria e a Austrália.
"Não tenho todas as respostas [de por quê faz isso]", disse Marquis ao ser entrevistada pelo curador do TED, Chris Anderson. "Sempre que faço uma expedição, eu consigo algumas respostas, mas geralmente volto com mais perguntas."
Há uma que a persegue, no entanto. "Por que não estamos mais conectados com a natureza? Porque estamos sempre brigando com a natureza?"
Nesta nova aventura, ela contou que se encontrou com povos indígenas que nunca tinham visto antes um branco na vida. "Foi incrível. Incrível para eles também", disse.
Ilustração mostra galáxia com primeiro buraco negro "médio" conhecido, com 500 massas solares
Ilustração mostra galáxia com primeiro buraco negro "médio" conhecido, com 500 massas solares

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Ainda bem que explicaram que se tratou de uma simulação, pois senão, como o som se propagaria através do vácuo do espaço? Lembrei também, que já fizeram até CDs que foram vendidos por um preço alto, onde se podia "ouvir" os sons produzidos por cada um dos astros do Sistema Solar!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir