sábado, 12 de março de 2011

Pela 1ª vez, sonda da Nasa vai orbitar Mercúrio durante um ano

Considerado um dos planetas mais estranhos e complexos do Sistema Solar pelas suas características peculiares, Mercúrio receberá uma sonda da Nasa que vai orbitá-lo pela primeira vez durante um longo período de tempo. A missão, que será realizada pela Messenger, está prevista para o próximo dia 17.
Houve outras quatro missões para Mercúrio, mas esta é um acontecimento para os cientistas, porque a Messenger pretende entrar na órbita do planeta e lá ficar por pelo menos um ano.
Mercúrio é particular por sua temperatura ir de extremos de frio e de calor. Leva 59 dias terrestres para que gire em seu próprio eixo, o que torna um dia solar equivalente a 176 dias da Terra ou o mesmo que dois anos em termos de calendário de Mercúrio. Outro ponto é que, apesar de estar perto do Sol, acredita-se que pode armazenar toneladas de gelo em suas crateras escuras já que os seus polos não recebem luz solar.
Nasa pretende colocar sonda para orbitar Mercúrio, um dos planetas mais complexos do Sistema Solar
Nasa pretende colocar sonda para orbitar Mercúrio, um dos planetas mais complexos do Sistema Solar

O design da Messenger também é um capítulo à parte. Partes dela devem derreter quando a sonda estiver passando pelo lado ensolarado de Mercúrio, extremamente quente. A medida está prevista pelos idealizadores do projeto e será adotada para proteger os equipamentos mais sensíveis da nave sem que coloque em risco seu funcionamento. Depois, o que foi derretido deve ser recongelado ao entrar na zona fria do planeta.
Embora seja um pouco maior do que a Lua, mas a uma distância maior, Mercúrio não é exatamente fácil de ser observado por telescópio. Mas, noticia a Nasa (agência espacial americana), a partir deste domingo ele será visualizado com mais clareza a partir deste domingo.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Realmente, aí o buraco é mais embaixo! Dada a proximidade com o astro rei, Uma nave terá a face voltada para ele submetida a um calor infernal, enquanto que a outra sofre um frio extremo. Mas, a tecnologia já desenvolvida dará o seu jeito pois o ser humano agora é capaz de quase tudo!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir