quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curiosity prospectará Marte a partir de 2012; conheça o veículo

Parte integrante do Programa de Exploração a Marte, o veículo explorador Curiosity deve iniciar seu voo para o planeta vermelho ainda neste ano, segundo os planos da Nasa (agência espacial americana).
Se não ocorrer nenhum imprevisto, o Curiosity estará rodando a superfície marciana por volta de agosto de 2012.
O "laboratório sobre rodas" (leia mais abaixo) tem como missão verificar se houve no planeta um ambiente capaz de abrigar vida em algum momento de seu passado.
Veículo Curiosity vai explorar superfície de Marte; atualmente ele se encontra em laboratório da Nasa na Califórnia
Veículo Curiosity vai explorar superfície de Marte; atualmente ele se encontra em laboratório da Nasa na Califórnia

O veículo se encontra no Laboratório de Jatos de Propulsão, em Pasadena, na Califórnia, e recebe ajustes antes de ser enviado à Flórida, onde se encontra a nave que vai levá-lo ao espaço.
Leia, a seguir, detalhes do explorador Curiosity:
- O Curiosity mede 2,8 metros e é um pouco maior do que seus antecessores Spirit (encalhado em Marte), Opportunity (pousou no planeta em 2004) e Sojourner (pousou no planeta em 1997 e era do tamanho de um micro-ondas).
- A Nasa estudou quatro locais considerados mais propícios para o Curiosity pousar. A escolha final vai levar em conta a segurança do veículo e também o lugar que se acredita ter condições geológicas favoráveis para a vida.
- O Curiosity usará dez instrumentos científicos para examinar rochas, o solo e a atmosfera; terá câmeras para estudar alvos a distância e braços mecânicos para analisar objetos, além de equipamento analítico para determinar a composição marciana.
- As seis rodas do Curiosity possuem motores individuais para garantir maior mobilidade. Quatro delas --duas na frente e duas traseiras-- possibilitam uma virada de 360 graus do veículo.
- A bateria nuclear permite que o Curiosity opere durante um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário