segunda-feira, 4 de abril de 2011

Franceses detectam destruição recorde de ozônio no polo Norte

A camada de ozônio no polo Norte sofre um nível sem precedentes de destruição por causa de excepcionais condições meteorológicas, informa nesta segunda-feira o CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês).
No final de março, a redução da camada que protege a Terra dos raios ultravioleta foi de 40%. O comunicado do CNRS diz ainda que registrou, em uma "zona extensa", um fenômeno nunca antes observado.
O motivo da degradação se encontra em "um inverno estratosférico muito frio e persistente" que resultou em uma "grande e prolongada" destruição de ozônio até a primavera".
Ilustração mostra medição de ozônio em março de 2011, comparada com 2010; cores vermelhas são níveis altos
Ilustração mostra medição de ozônio em março de 2011, comparada com 2010; cores vermelhas são níveis altos

INVERNO EXTREMO
A destruição da camada de ozônio está ligada à presença na atmosfera de diversos gases, emitidos pelos aerossóis.
A 80 graus abaixo de zero, esses gases se tornam nocivos para o ozônio, um fenômeno "recorrente" na Antártida, onde as temperaturas são "extremamente baixas" no inverno, mas menos comum no polo Norte, onde a temperatura é mais elevada e as condições meteorológicas mais variáveis.
"Nem sempre se reúnem as circunstâncias para que se produza uma grande diminuição do ozônio" nessa região, indica o CNRS, que assinala que "as condições meteorológicas extremas são responsáveis pelo recorde alcançado" neste ano.
Os cientistas franceses tratam agora de determinar o impacto que este fenômeno terá quando as massas de ar se deslocarem, decorrente do aumento da temperatura durante a primavera.
Os produtos de aerossóis, que emitem gases ricos em cloros e bromo, permanecem durante anos na atmosfera, por isso que os cientistas franceses não descartam que uma destruição da camada de ozônio similar à deste ano se repita se ocorrer novamente invernos excepcionalmente frios.
Segundo o último relatório de avaliação da camada de ozônio, este gás não recuperará seu nível de 1980 até o período 2045-2060 no polo Sul e uma ou duas décadas antes no Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário