sábado, 30 de abril de 2011

Internautas podem jogar xadrez com astronautas da ISS

Os astronautas Greg Chamitoff e Greg Johnson, que viajam nesta sexta-feira rumo à ISS (Estação Espacial Internacional), desafiaram os terráqueos a jogar uma partida de xadrez durante os 14 dias que dura sua missão.
Esta será a segunda partida cósmica da história. A primeira foi organizada em 2008 pela Nasa (agência espacial americana) e a USCF (sigla em inglês da Federação de Xadrez dos Estados Unidos), quando Chamitoff, a bordo da ISS, competiu com os jogadores da Terra.
O público saiu vencedor graças à ajuda dos campeões de xadrez da Escola Primária Stevenson, em Bellevue (Washington), mas Chamitoff não se deu por vencido e quer a revanche.
ON-LINE
A partida será interativa e o público pode sugerir ou votar em uma jogada de xadrez antes de os membros da federação decidirem qual lance realizar.
A Nasa e a USCF utilizarão as redes sociais Twitter e Facebook para notificar aos participantes sobre a situação da partida e o momento para votar sobre os movimentos.
"O xadrez é um grande jogo que desafia a mente e ajuda os jovens a desenvolverem habilidades de pensamento crítico que serão úteis em matemática, ciências e todos os aspectos de suas futuras carreiras", disse Chamitoff.
Ele e Johnson jogarão xadrez a quase 400 quilômetros de distância da Terra. O jogo será retransmitido pelo site da USCF.
Chamitoff, que realizará duas caminhadas espaciais durante a missão do Endeavour, é fã de xadrez. Durante os seis meses que passou no laboratório espacial em 2008, levou junto seu tabuleiro.
O lançamento do Endeavour está previsto para esta sexta-feira, às 16h47 (horário de Brasília), da base de Cabo Canaveral (Flórida), no centro espacial Kennedy. Será a última viagem deste ônibus espacial, após 19 anos a serviço da Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário