quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nasa escolhe museus que receberão ônibus espaciais aposentados

Os três ônibus espaciais da Nasa serão exibidos em museus da Flórida, Califórnia e Virgínia depois de serem aposentados, disse a agência espacial norte-americana nesta terça-feira.
Museus de todo o país vinham competindo pelas naves, que param de funcionar deviao aos elevados custos operacionais e também para liberar verbas para uma nova geração de naves espaciais.
Discovery, que já cumpriu sua última missão, vai para o Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian
Discovery, que já cumpriu sua última missão, vai para o Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian

"Tomem conta direito dos nossos veículos. Eles serviram bem à nação", disse Charlie Bolden, administrador da Nasa, que anunciou o destino das três naves no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no 30º aniversário do voo inaugural do primeiro ônibus.
A terça-feira marca também o 50º aniversário do lançamento da nave que levou o russo Yuri Gagárin, primeiro ser humano no espaço.
O ônibus Atlantis, que está sendo preparado para a 135ª e última missão da história dos voos espaciais, em meados do ano, vai permanecer na Flórida, no Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy.
O Endeavour, que está na plataforma de lançamento para sua última decolagem, em 29 de abril, foi prometido ao Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
O Discovery, que fez sua última missão no mês passado, deve ir para o Centro Udvar-Hazy, do Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian, no norte de Virgínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário