quarta-feira, 13 de abril de 2011

Repórter mostra local onde russos treinam para missão espacial

O repórter da BBC Steve Rosenberg teve acesso ao centro de treinamento de cosmonautas da Rússia, a Cidade das Estrelas, construída há 50 anos, no início da corrida espacial.
Na época, poucos sabiam o que acontecia no prédio militar soviético, que não aparecia em qualquer mapa e era conhecido apenas como Unidade Militar 26266.
Mas foi lá que o primeiro homem a ir ao espaço, o russo Yuri Gagárin, treinou para sua missão. E desde então, os cosmonautas se preparam no mesmo local
para ir ao espaço.
Dentro do centro de treinamento, reproduções em tamanho real da nave Soyuz, usada pelos russos para transportar homens para o espaço há mais de 40 anos, ajudam no treinamento.
Com a iminente aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, as Soyuz serão o único meio de transporte possível entre a Terra e a ISS (Estação Espacial Internacional).
Para aprender a lidar com a gravidade zero, construiu-se uma enorme piscina no hidrolaboratório, com 5 milhões de litros d'água.
Vestidos com roupas espaciais que pesam 90 quilos, os cosmonautas simulam caminhadas espaciais.
Hoje em dia, cosmonautas levam até sete anos de treinamento para o seu primeiro voo.
Bem diferente da época de Yuri Gagárin. O pioneiro passou menos de um ano treinando para a primeira viagem do homem ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário