terça-feira, 26 de abril de 2011

Tecnologia espacial pode indicar melhorias em saúde e nutrição

A Nasa (agência espacial) e a Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) assinaram um acordo na segunda-feira para ampliar a aliança bilateral e ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar desafios como segurança alimentar, fontes de energia e mudança climática.
O memorando, que terá cinco anos de duração, formaliza a colaboração em curso para utilizar os dados fornecidos pela Nasa, com o objetivo de minimizar os riscos de catástrofes naturais e facilitar a resposta humanitária nos países em desenvolvimento.
O acordo também prevê a aplicação conjunta de tecnologias geoespaciais para resolver os problemas que dificultam o desenvolvimento desses países.
"As tecnologias utilizadas nas missões da Nasa melhoraram muito a vida na Terra", afirma em comunicado o diretor da agência espacial, Charles Bolden.
"Quando exploramos o espaço, também exploramos soluções para os problemas de saúde, nutrição e segurança, que são desafios nos países em desenvolvimento", assinala a nota.
"Junto com a Usaid, conseguiremos um desenvolvimento mais sustentável para os problemas aqui na Terra, resolvendo problemas para toda a comunidade internacional", acrescenta.
Já segundo o diretor da Usaid, Rajiv Shah, o uso de dados sobre as ciências da Terra e as novas tecnologias serão um avanço para a agência de desenvolvimento.
"Mediante nossa associação com a Nasa, podemos aplicar a última tecnologia para oferecer dados importantes às populações dos países em desenvolvimento em áreas como saúde, segurança alimentar e água", destacou.
Desde 2003, a Nasa e a Usaid trabalham conjuntamente por meio do programa Servir, que permite aos países em desenvolvimento utilizar os dados que a Nasa obtém da Terra para enfrentar problemas agrícolas, melhorar a resposta a desastres naturais e as previsões climáticas.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    Baseado no lema da "inconfidência mineira" e que está escrito na bandeira de MG, eu digo: "antes tarde do que nunca"! Pois é, se é da tecnologia quando disseminada entre as populações, o seu acervo de produtos mais conhecidos, ser empregada selvagemente nessas guerras, então já veio tarde. Mas mesmo assim, aplaudo de pé... essa ação, volto a dizer, deveria ser o primeiro emprego desses avançados descobrimentos, antes do seu emprego bélico! Utopia, eu sei, porém, não custa sonhar e lutar por uma mudança de atitude, ações e de valores, deixando a Terra menos ATERRADORA!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir