quarta-feira, 6 de abril de 2011

Três novos integrantes se juntam à tripulação da ISS

A nave tripulada Soyuz TMA-21 --também chamada de Gagárin em homenagem ao primeiro homem a viajar ao espaço-- vai chegar à ISS (Estação Espacial Internacional) nesta quarta-feira, depois de dois dias em viagem no espaço.
O horário do acoplamento da Soyuz ao módulo Poisk, do segmento russo da ISS, está previsto para as 20h18 no horário de Brasília, segundo informações do CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais).
Os russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o americano Roland Garan vão se unir aos membros da missão permanente da ISS, integrada pelo russo Dmitri Kondrátiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.
Samokutiáyev se tornará o cosmonauta de número 200 a entrar na ISS, segundo a agência de notícias Interfax.
No total, 199 pessoas procedentes de 15 países já estiveram na ISS: 138 americanos, 33 russos, sete canadenses, cinco japoneses, três italianos e três franceses, dois alemães e um respectivamente da África do Sul, Bélgica, Espanha, Holanda, Brasil, Suécia, Malásia e Coreia do Sul.
Os dois cosmonautas russos, que não têm experiência no espaço, e o astronauta da Nasa, que conta com um voo orbital em seu currículo --no ônibus espacial Discovery, em 2008--, permanecerão na estação espacial durante 164 dias e retornarão à Terra em 16 de setembro.
Nos próximos meses, a ISS receberá duas naves americanas (Endeavour e Atlantis) e três cargueiros russos Progress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário