segunda-feira, 25 de abril de 2011

Voo do Endeavour pode ser eclipsado por casamento de príncipe

O casamento do príncipe William com Kate Middleton nesta sexta-feira pode eclipsar o lançamento do ônibus espacial Endeavour marcado no mesmo dia.
A última viagem da nave, com decolagem às 16h47 (horário de Brasília), terá a presença do presidente Barack Obama e sua família, congressistas e cerca de 4.000 convidados da Nasa, a agência espacial americana.
O voo do Endeavour será lembrado por várias particularidades que devem ser lembradas no futuro, quando se falar das naves de voos coletivos.
Foto do Endeavour tirada em 19 de maio de 1996; o ônibus espacial parte para o espaço pela última vez na sexta
Foto do Endeavour tirada em 19 de maio de 1996; o ônibus espacial parte para o espaço pela última vez na sexta

A espaçonave é a penúltima a subir ao espaço antes de a Nasa encerrar o programa espacial --a outra é o Atlantis, que parte em 28 de junho. Finalizada a missão, ela se torna literalmente peça de museu e ficará exposta no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
Outros dados que farão parte da viagem histórica envolve o comandante, o astronauta Mark Kelly.
Ele teve sua participação na missão questionada depois que sua esposa, a congressista Gabrielle Giffords, foi atingida na cabeça por uma bala em um atentado nos Estados Unidos ocorrido neste ano.
Giffords, inclusive, deve ser liberada para ir a Flórida, onde está o centro espacial Kennedy, para acompanhar a contagem regressiva.
Para finalizar, o papa Bento 16 terá em 4 de maio uma conversa por satélite com os astronautas locados na ISS (Estação Espacial Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário