sexta-feira, 27 de maio de 2011

Astronautas da Endeavour iniciam sua última caminhada espacial

Os tripulantes da Endeavour iniciaram nesta sexta-feira sua quarta caminhada espacial no exterior da ISS (Estação Espacial Internacional) --a última na história dos ônibus espaciais.
Os americanos Michael Fincke e Greg Chamitoff, especialistas da missão, deixaram o laboratório orbital à 1h15 (horário de Brasília) e permanecerão no exterior durante mais de seis horas, segundo informou um porta-voz da Nasa no CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais).
Durante a atividade extraveicular, os astronautas vão instalarr cabos para câmeras no bloco de baterias solares, retirar os suportes do braço mecânico do robô Dexter e colocar o revestimento térmico em um dos tanques de gás de alta pressão, entre outras tarefas.
O ônibus Endeavour terá uma missão de 16 dias e será desacoplado da plataforma orbital no próximo dia 30.
Os seis tripulantes da nave Endeavour são o comandante, Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustele Greg Chamitoff, e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), Roberto Vittori.
Na ISS, eles foram recebidos pelos americanos Catherine Coleman e Roland Garan, os russos Dmitri Kondrátiev, Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o italiano Paolo Nespoli. Parte desse grupo já retornou à Terra.
Esta é a 25ª e última missão espacial do Endeavour, que começou a operar em 1992. Assim que voltar à Terra, em 1º de junho, será enviado a um museu de ciências em Los Angeles (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário