segunda-feira, 9 de maio de 2011

Endeavour deve partir somente depois do dia 16

O lançamento do Endeavour está adiado para até o dia 16, anunciou a Nasa (agência espacial dos EUA) no fim de semana. A data limite para a partida é dia 26 e, se não ocorrer até lá, passará para junho.
Com o atraso, mais dois dias serão acrescentados à missão de 14 dias na ISS (Estação Espacial Internacional) prevista inicialmente.
Uma falha mecânica encontrada em 29 de abril, quatro horas antes da decolagem, prejudicou o cronograma da Nasa e minou os planos de pelo menos 70 mil americanos que queriam acompanhar o lançamento de longe.
O presidente Barack Obama e família também veriam o lançamento de Cabo Canaveral (Flórida), onde fica o centro espacial Kennedy.
O defeito em um dos geradores auxiliares de energia já foi consertado. Como os engenheiros não conseguiram determinar a sua causa, substituíram toda a fiação externa por precaução.
O Endeavour levará o detector de partículas chamado Espectrômetro Magnético Alfa, que custou US$ 2 bilhões, além de peças de reposição para a ISS.
Após esse voo, a Nasa realizará outra missão, com o ônibus Atlantis, em meados do ano, e depois disso a frota de ônibus espaciais será aposentada, após 30 anos em atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário