segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lançamento do ônibus espacial Endeavour é realizado com sucesso

O ônibus espacial Endeavour partiu do centro espacial Kennedy, na Flórida (EUA), nesta segunda-feira no horário previsto, às 8h56h (hora de Brasília).
A tripulação a bordo ficará 16 dias na ISS (Estação Espacial Internacional) e é formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff e Andrew Feustel e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), o italiano Roberto Vittori.
Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura, o Espectômetro Magnético Alpha, que custou US$ 2 bilhões.
Além de todos os funcionários da Nasa (agência espacial americana) envolvidos na operação, são esperados cerca de 45 mil convidados no centro espacial Kennedy, de onde partirá a nave.
Nas cidades e estradas que ficam próximas ao Kennedy, são aguardados outros 500 mil espectadores --a multidão começou a se juntar na noite de domingo ao longo dos rios Banana e Indian.
Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura cuja construção custou US$ 2 bilhões.
Depois do Endeavour, será a vez do Atlantis partir, encerrando o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos que operou nos últimos 30 anos.

O presidente Barack Obama e família, que compareceram na ocasião, conheceram as instalações da Nasa e a tripulação do Endeavour, mas não devem participar da cerimônia desta segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário