segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ônibus espacial Endeavour já está pronto para lançamento

A contagem regressiva para o lançamento do último voo do ônibus espacial Endeavour, que deve partir nesta segunda-feira (16) para a ISS (Estação Espacial Internacional), já começou.
Na missão, prevista para durar 16 dias, haverá quatro saídas ao espaço. Os astronautas levarão à ISS um importante experimento físico para estudar a origem do Universo.
O programa americano de ônibus espaciais, que recentemente completou 30 anos, terminará formalmente em 2011 com esta missão do Endavour e com o último voo do Atlantis, possivelmente em julho. A partir de então, os astronautas americanos dependerão de cápsulas espaciais russas para ir e vir da ISS.
O lançamento do Endeavour seria no dia 29 de abril, mas problemas técnicos acabaram adiando a partida. Engenheiros solucionaram as falhas nas últimas duas semanas.
Segundo informações da Nasa, as previsões meteorológicas indicam 70% de probabilidade de clima favorável ao lançamento na segunda-feira, às 08h56 da Flórida (09h56 de Brasília).
"Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem", explicou Jeff Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial. "Estamos prontos para o lançamento.
A contagem regressiva começou oficialmente na sexta-feira às 08h00 de Brasília. Os seis membros da tripulação - cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia - chegaram ao centro espacial Kennedy na quinta-feira (12).
A meteorologista da Nasa Kathy Winters disse que se for necessário adiar o lançamento por mais 24 horas, a probabilidade de um clima bom cairá para 60%. O abastecimento do tanque externo de combustível começará às 23h36 local de domingo (00h36 de segunda-feira em Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário