terça-feira, 14 de junho de 2011

Brasil testa foguetes transportadores de satélite nesta semana

O CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara), localizado no Maranhão, vai testar dois foguetes nesta semana.
Os lançamentos estão programados para quinta (16) e sexta-feira (17). A campanha de preparação do lançamento, chamada Operação Falcão I, teve início na última segunda-feira.
De acordo com as informações do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e da AEB (Agência Espacial Brasileira), os testes viabilizam a preparação do CLA para operações de maior porte, como o lançamento do Veículo Lançador de Satélites e do Cyclone-4, foguete em desenvolvimento com a Ucrânia --também para transporte de satélites.
O Brasil pretende, nos próximos três anos, colocar no ar, anualmente, novos satélites de observação da Terra: o Cbers 3 (em setembro de 2012, em parceria com a China); o Amazônia 1 (em 2013, totalmente nacional) e o Cbers 4 (provavelmente em setembro de 2014, também feito com a China).
Ainda não estão definidos os locais de partida, que poderão ser escolhidos por meio de licitação internacional. O custo de lançamento é de cerca de US$ 30 milhões.
Os foguetes que participam do teste nesta semana medem 3,05 metros e pesam 68,3 quilogramas-força (kgf), medida que traduz a força que uma massa de um quilograma exerce quando sujeita à gravidade, o que, no caso, equivale a aproximadamente sete quilos em terra.
Além dos testes desta semana, estão programados mais dois lançamentos: um no início de agosto e outro, entre o final de outubro e início de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário