sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atlantis é lançado com sucesso; retorno da nave será no dia 20

O Atlantis decolou nesta sexta-feira para cumprir sua 135ª missão e a última viagem do programa de ônibus espaciais, que será encerrado pelos Estados Unidos depois de 30 anos de atividade. O retorno da nave está previsto para o próximo dia 20.
Sob um céu nublado, cerca de 1 milhão de espectadores viram a partida do Atlantis do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O lançamento, previsto inicialmente para as 11h26 local (12h26 no horário de Brasília), ocorreu com pequeno atraso, às 12h29, após um reparo
rápido ocasionado por um problema técnico que surgiu de último minuto.
Antes da decolagem, o diretor de lançamento da Nasa, Mike Leinbach, desejou boa sorte à tripulação.
Para a missão de 12 dias com destino à ISS (Estação Espacial Internacional), a nave levará apenas quatro astronautas: o comandante Christopher Ferguson, o piloto Dough Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim.
É a menor tripulação desde 1983, porque não há ônibus espaciais de reserva para resgatá-los caso haja um problema após a viagem.
A partir de agora, astronautas em viagem para a ISS serão transportados pela nave russa Soyuz.
O Atlantis entregará 3,7 toneladas de alimentos e equipamentos à ISS, para permitir que a estação orbital e a tripulação permanente, formada por seis pessoas, contem com abastecimento durante um ano.
O Atlantis realizou 32 voos espaciais e percorreu 194.168.330 quilômetros. Ao todo, passou 293 dias, 18 horas, 29 minutos e 37 segundos no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário