quarta-feira, 6 de julho de 2011

Condições meteorológicas ameaçam lançamento do Atlantis

Uma tempestade tropical nas Bahamas, que avança em direção a Flórida pode atrasar o lançamento do ônibus espacial Atlantis, previsto para sexta-feira (8), às 11h26 (12h26 no horário de Brasília).
Por enquanto, não há nada decidido, mas os meteorologistas da Nasa (agência espacial americana) observam a evolução da tempestade, segundo indicou nesta terça-feira a porta-voz do serviço meteorológico da Nasa, Kathy Winters.
A previsão aponta um aumento do céu encoberto e 60% de chuvas e tempestades na zona do lançamento, com especial concentração na parte da manhã, justamente em torno das 11h, minutos antes do final da contagem regressiva, assinalou Kathy.
"Nossa principal preocupação para o lançamento são tempestades e raios dentro de um rádio de 20 milhas náuticas", assinalou a meteorologista, que compareceu à entrevista para a imprensa junto com o diretor de provas da Nasa, Jeremy Graeber, e o responsável de carga da missão STS-135, Joe Delai.
Se tivesse que atrasar o lançamento, a Nasa tem uma margem de dois dias para a decolagem do Atlantis, caso contrário, teria que ser adiado até 16 de agosto por problemas de calendário, explicou Graeber.
O Atlantis partirá do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), para uma missão de 12 dias à ISS (sigla em inglês de Estação Espacial Internacional) com quatro astronautas a bordo.
O comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim chegaram na segunda-feira (4) ao centro espacial para os últimos preparativos antes do lançamento.
Esta viagem não só será a última da Atlantis, mas a missão final das naves, que deixarão de operar após 30 anos ao serviço da Nasa --a partir de agora serão as naves russas Soyuz a levar carga e tripulação à ISS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário