quinta-feira, 7 de julho de 2011

Raio que caiu perto do Atlantis não afetou nave, diz Nasa

A Nasa afirmou nesta quinta-feira que não houve danos na estrutura do Atlantis depois que um raio caiu a pouco mais de um quilômetro de distância do ônibus espacial, cuja decolagem está prevista para esta sexta-feira (8).
O impacto aconteceu às 12h (horário local), durante uma tempestade elétrica, nos arredores da plataforma de lançamento 39A, de onde se espera que o Atlantis comece a última missão do programa de ônibus espaciais da Nasa.
"Por enquanto não há nenhum dano evidente", afirmou o porta-voz da Nasa Allard Beutel a um grupo de jornalistas, segundo o site especializado "Space.com".
No entanto, os engenheiros da Nasa se apressaram em revisar dados e fazer testes para determinar se o raio afetou o corpo da nave ou qualquer equipamento de apoio à plataforma de lançamento localizada em Cabo Canaveral, na Flórida.
Qualquer dano colocaria em perigo a decolagem da nave, programada para as 11h26 (horário da costa leste dos EUA; 12h26 de Brasília).
Apesar do dia ter amanhecido nublado e chuvoso e a previsão meteorológica para sexta-feira tenha dado apenas 30% de possibilidades de que haja condições favoráveis para a decolagem, a Nasa decidiu hoje continuar o planejamento original.
Caso se veja obrigada a adiar o lançamento, a Nasa teria outra oportunidade no sábado, quando as oportunidades favoráveis seriam de 40%, e outra no domingo, quando aumentariam para 60%.
Ao falar com jornalistas na manhã de hoje, Kathy Winters, do serviço meteorológico da Nasa, reconheceu que a maior preocupação são "as tempestades elétricas" pelas quais teria que atravessar a nave em caso de receber sinal verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário